Rolex Air-King 2023: preço e análise de Cingapura

12Já passamos por isso antes. Uma e outra vez, quando a Rolex apresentou uma nova versão de um relógio icônico, os pessimistas ficaram furiosos e reclamaram que a marca era muito conservadora. Só que eles diriam: “Espere um minuto, na verdade há muito aí”, antes de falar sobre não entrar em ação antes.

É certo que também temos algumas reservas sobre a “novidade” do novo Rolex Air King. Superficialmente, o grande sucesso da Rolex este ano, superando nomes como o novo GMT-Master II (com coroa e data à esquerda) e o modelo Datejust 31 (com um lindo mostrador feito à mão). No entanto, como muitos outros, as nuances do novo Air-King foram negligenciadas em uma primeira impressão. Não foi até um exame mais detalhado do relógio (não é isso que a apreciação do réplicas de relógios deve fazer?) ) que uma comparação com o modelo anterior revela mais uma vez que a Rolex jogou bem suas cartas e que o diabo realmente está em os detalhes.

Um símbolo das ligações da Rolex com o mundo da aviação, o Air-King foi lançado em 1958, quando o nome apareceu pela primeira vez em um relógio Oyster. Diz a lenda que, na década de 1930, o Rolex Oyster acompanhou muitos pilotos em voos históricos e inovadores de longa distância – seja usado no pulso ou usado como cronômetro a bordo – moldando a aviação moderna como a conhecemos hoje.

Durante décadas, o Air-King apareceu no catálogo da Rolex até que foi brevemente descontinuado em 2014 e retornou em 2016, completamente revitalizado com um visual novo e moderno. Este elegante e moderno relógio Air-King é o começo de nossa história.iu

Prestando homenagem à era de ouro da aviação com maior impulso de design, o Air-King de hoje é mais reconhecível por seu mostrador distinto. Com acabamento em laca preta, o mostrador apresenta grandes algarismos arábicos nas posições “3”, “6” e “9”, com uma proeminente escala de minutos de intervalo de cinco minutos em torno de sua circunferência.

Para tornar as coisas mais interessantes, o nome Rolex e o logotipo da coroa são apresentados em verde e amarelo, respectivamente, junto com um ponteiro dos segundos, também em verde. Até hoje, essa combinação de marcadores estilo relógio de ferramenta e cores sutis e marcantes nunca foi replicada em nenhum outro modelo Rolex, tornando a estética do Air-King verdadeiramente inimitável. Como demonstra o modelo deste ano, sempre há espaço para uma transformação significativa.

Como muitos fãs da Rolex, somos tentados a colocar as versões 2016 e 2022 do Air-King lado a lado para encontrar a diferença. Para ser honesto, essa abordagem pode ser bastante desafiadora.

Obviamente, a coisa mais fácil de identificar é a adição de um “0” antes do “5” na primeira marca da escala de minutos. Com essa mudança, cada intervalo de 5 minutos no último Air-King agora tem dois marcadores numéricos. Parece estranho que a Rolex não tenha implementado imediatamente esse design no modelo de 2016, já que a nova versão do mostrador parece mais equilibrada e consistente.

Menos óbvio, no entanto, é a adição da tela Rolex Optimized Chromalight, que foi introduzida em 2008 e aprimorada para 2021 (daí o prefixo “Otimizado”). O Chromalight otimizado é um material luminescente que emite um poderoso brilho azul no escuro. Diz-se que brilha mais e mais intensamente, enquanto aparece em um tom branco mais brilhante durante o dia. No Air-King deste ano, os ponteiros e marcadores de horas triangulares à meia-noite, bem como os numerais “3”, “6” e “9”, se beneficiam de maior legibilidade ao serem preenchidos ou revestidos com Chromalight otimizado.

Da mesma forma, os outros ajustes estéticos do último Air-King podem ser melhor confirmados nas proximidades. A caixa de aço redesenhada de 40 mm agora tem um protetor de coroa e bordas retas que parecem mais alinhadas com a linha de replicas de relogios Rolex Professional da qual o Air-King faz parte. A pulseira Oyster do relógio também sofreu uma pequena alteração. Ele agora apresenta um link central mais largo para um visual mais proporcional e, pela primeira vez, um fecho de segurança Oysterlock, um fecho de segurança dobrável que possui uma tampa e uma trava de segurança adicional para evitar a abertura acidental.

Mas a mudança mais notável no Air-King – e certamente uma que o observador casual notará – é seu novo motor. O calibre automático 3130 do ano modelo 2016, que se tornou parte da linha de movimentos Rolex, agora é substituído pelo calibre automático 3230.

O Calibre 3230 adiciona uma potência considerável ao desempenho do Air-King. Lançado em 2020, o movimento apresenta uma série de inovações patenteadas pela Rolex, como o escape Chronergy para melhor dispersão de energia e regularidade de taxa, um amortecedor Paraflex de alto desempenho e uma mola Parachrom azul que é 10 vezes mais precisa do que uma mola convencional quando submetido a choques. O Calibre 3230 também promete até 70 horas de reserva de energia, acima das 48 horas oferecidas pelo Calibre 3130.
Indiscutivelmente o modelo mais estilisticamente equilibrado da linha profissional de inspiração esportiva da Rolex, o Air-King é uma combinação cuidadosamente calibrada de elegância esportiva e relógio voltado para ferramentas. A Rolex fez muitas atualizações sutis, mas importantes, e o último Air-King mostra mais uma vez que sempre foi um criador de cenário, e não um ladrão. Para nós, esta é uma qualidade rara que um relógio deve ter.

About the author

admin

View all posts