Estas duas marcas estão entre as maiores e mais reconhecidas da alta joalharia, o mundo da joalharia de luxo para ricos e famosos. Ao longo dos anos, diversificaram a sua atividade, dedicando-se à relojoaria e a outros produtos e serviços no segmento de luxo, como fragrâncias, bolsas e acessórios (como cintos) e, no caso da Bulgari, até resorts, hotéis e alguns restaurantes de luxo.
Ambas as marcas têm mais de um século de história e estão no auge do mundo da moda. A Cartier foi fundada em 1847 e a sua sede é em Paris, França. A Bulgari foi fundada em 1884 e a sua sede é em Roma, Itália.
A Cartier foi apelidada de “A joalharia dos reis e o rei dos joalheiros” pelo Rei Eduardo VII da Grã-Bretanha. Os seus famosos anéis, pulseiras, colares e brincos são de altíssima qualidade e são adorados pelas mulheres. Hoje, porém, vamos focar-nos no lado relojoeiro do negócio destas marcas e ver se a BVLGARI ou a Cartier é a melhor opção para si.

A Cartier é frequentemente creditada como a criadora do primeiro réplicas de relógios de pulso, embora exista um debate aceso sobre o assunto, uma vez que tecnicamente a Patek Philippe foi a pioneira, produzindo um relógio feminino. A Cartier, com a sua ampla influência mundial na moda, conseguiu popularizar o relógio de pulso em 1904, época em que os relógios de bolso eram comuns. O primeiro relógio de pulso masculino chamava-se Santos e recebeu este nome em homenagem a Alberto Santos-Dumont, um amigo piloto de Louis Cartier, que se queixava da dificuldade de usar o seu relógio de bolso enquanto pilotava um avião.
A Bulgari tem uma história um pouco mais curta no mundo da relojoaria, e os primeiros relógios de pulso BVLGARI conhecidos datam do início da década de 1920.

Reconhecimento da Marca
De acordo com um relatório de 2020 da Forbes sobre as marcas mais valiosas, a Cartier tem uma receita anual superior a 6 mil milhões de dólares e um valor de marca de 12,2 mil milhões de dólares. A Bulgari ocupa também a 56ª posição no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A Bvlgari, por outro lado, não aparece nesta lista, mas isso não muda o facto de ser uma marca importante e valiosa.
De acordo com um estudo da Statista, o valor da marca Bvlgari nos últimos anos atingiu os 4,613 mil milhões de euros (5,412 mil milhões de dólares à data desta publicação). Embora a Bvlgari não tenha entrado na lista das 100 marcas mais valiosas da Forbes, como a Cartier, ocupa a 45ª posição entre as 50 marcas mais adoradas da Europa, segundo um relatório da Netbase. No entanto, o mesmo relatório mostra que a Cartier ainda supera a Bvlgari, ocupando a 32ª posição. Considerando que ambas são marcas extremamente populares, usar um relógio delas certamente chamaria a atenção. Contudo, a Cartier pode atrair um olhar ainda mais atento.
Cartier e Bulgari contribuíram significativamente para a arte da relojoaria. Também o fazem com um estilo incrível! Cada um deles tem uma vasta gama de relógios com centenas de modelos à escolha. Ambos produzem peças com movimentos de corda manual, automáticos e de quartzo (a bateria). Em praticamente qualquer coleção destas marcas, encontrará peças tanto em aço inoxidável como em metais preciosos, como o ouro. Em termos de ornamentos, muitos apresentam também aros cravejados de diamantes que acentuam a beleza da peça.

Muitas joalharias de luxo semelhantes, como a Tiffany, a Harry Winston e a Van Cleef & Arpels, também se aventuraram na relojoaria. Posto isto, ambos os fabricantes desta comparação, bem como várias outras joalharias/relojoeiras de luxo, criaram não só relógios ricamente adornados, mas relógios de elevada complexidade, verdadeiras maravilhas da mecânica. Estes combinam frequentemente múltiplas complicações, tais como turbilhão, cronógrafo, retrógrado, calendário perpétuo, grande sonnerie, pequena sonnerie, fases da lua, indicadores de reserva de marcha e muito mais.
Ambas as marcas estão também empenhadas em criar replicas de relogios baratos ultrafinos. A Cartier possui relógios como o Cartier Drive Extra-Flat, que é alimentado por um mecanismo de corda manual ultrafino com apenas 2,1 mm de espessura. A BVLGARI criou o Octo Finissimo Tourbillon Automatic, um relógio altamente complexo com um mecanismo de turbilhão voador chamado Calibre BVL 288, com apenas 1,9 mm de espessura e uma caixa de apenas 3,95 mm de espessura, o que é absolutamente, incrivelmente fino.
Ambas as marcas possuem mecanismos belamente trabalhados, decorados e com um acabamento irrepreensível. Os relógios BVLGARI e Cartier têm um design irrepreensível. Os relógios Cartier tendem a ter um aspeto mais tradicional, enquanto os relógios BVLGARI sempre tiveram um design mais vanguardista, com um aspeto esteticamente inovador. Pode usar os botões abaixo para navegar pelas coleções e ver as diferenças estéticas entre estas duas marcas.
A maioria das pessoas não pensa em vender um relógio antes mesmo de o comprar. No entanto, em relógios de gama muito elevada, vale a pena considerar este fator por diversos motivos. Por exemplo, se optar por trocar o seu relógio por um novo, se planeia vendê-lo ou até mesmo guardá-lo como herança de família.
Muitas variáveis influenciam o valor de revenda de um relógio usado. Entre elas, o estado de conservação, a marca e o modelo, a edição (limitada, especial ou numerada), se acompanha a caixa e a documentação originais, o período de garantia remanescente (se existir), se o relógio já sofreu alguma revisão e, em caso afirmativo, onde foi realizada. Muitos outros aspetos são tidos em conta na avaliação de um relógio usado. Contudo, algumas marcas apresentam um valor médio de revenda mais elevado do que outras.